quarta-feira, outubro 25, 2006
Robótica Educacional
A Robótica Educacional vem se juntar aos demais recursos tecnológicos empregados no processo de ensino aprendizagem como instrumento que inserido nas atividades da sala de aula possibilitam explorar os mais diversos temas do currículo escolar. Nesse ambiente constituído pelos recursos tecnológicos como interfaces, motores, sensores, programas e materiais de construção o aluno e professor têm a oportunidade de montar os mais diversos dispositivos robóticos ou robôs. No processo de criação de um robô o aluno encontra a necessidade de buscar informações em áreas como matemática, física, biologia, na definição do projeto o emprego de formas claras de linguagem facilita a expressão das idéias, a pesquisa e aplicação de conceitos estéticos podem tornar mais atrativo o seu projeto robótico. Ao planejar construir, programar, depurar e refletir sobre o trabalho desenvolvido o aluno tem a oportunidade de lidar com problemas reais e atuar para criar uma ou mais soluções que atendam o objetivo proposto. A mobilização, o envolver e conexão de várias competências caracterizam as atividades de robótica como interdisciplinares e desse modo coerentes com teorias como construtivismo e construcionismo.